Trabalho completo da Influence Bem Estar confirma importância da Fisioterapia no tratamento dessa doença

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é hoje uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quando o cérebro deixa de receber sangue e oxigênio, seja devido a uma obstrução ou a um rompimento de artéria, os danos podem ser irreversíveis comprometendo funções importantes, como fala, visão e a movimentação de membros superiores e inferiores. No entanto, com uma Fisioterapia de qualidade, como o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Influence Bem Estar, os resultados podem ser bastante positivos. Isso inclui devolver ao paciente a capacidade motora, fazendo com que seja capaz de realizar suas atividades da vida diária sozinho, ou até mesmo a recuperar os movimentos perdidos. Confira a entrevista com a fisioterapeuta da Influence, Larissa Paiva. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato ou agende uma visita!

  • Qual a importância da Fisioterapia na recuperação de pacientes que tiveram AVC?

Larissa Paiva: Pacientes pós AVC, normalmente, apresentam dificuldade no andar, tonteira, perda no equilíbrio, diminuição da coordenação motora, fraqueza muscular, tanto de um lado quanto do outro do corpo. As sessões de Fisioterapia são fundamentais para reabilitar essas funções e devem começar o quanto antes, pois, quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.

  • Quais são as sequelas mais comuns deixadas por um AVC?

Larissa Paiva: Deficiência motora (hemiplegia e hemiparesia), descontrole postural, perda do equilíbrio, diminuição da força muscular de amplitude de movimento, afasia (alteração na fala), disfagia (dificuldade de deglutição), a interferência no tônus que pode ir de flácido a rígido.

  • Que melhorias a Fisioterapia consegue proporcionar?

Larissa Paiva: A Fisioterapia consegue reabilitar esse paciente nas capacidades funcionais da vida diária. Atividade básicas e instrumentais, como alimentar-se, ir ao banheiro, tomar um banho sozinho. Em muitos casos, o paciente perde a capacidade de utilizar um membro, por exemplo, porque ele perde a força, a função. A Fisioterapia faz o fortalecimento, proporciona uma melhora do equilíbrio, amplitude de movimento e força. Também trabalhar para impedir deformidades e para garantir as funções respiratórias e oromotoras.

  • Quais as técnicas da Fisioterapia que, normalmente, são utilizadas no trabalho com pacientes que tiveram AVC?

Larissa Paiva: A cinesioterapia [conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos, e também podem servir para otimizar o estado de saúde geral e prevenir alterações motoras], mobilização articular, fortalecimento, alongamento passivo, atividades de rolamento, exercícios de dissociação da cintura, equilíbrio, indicação de órteses, transferência de peso, trabalho de marcha em todas as fases.

Leave a Reply